(11) 2759-4727 contato@projetolocomotiva.com.br
Doar Agora

Quem Somos

O Projeto Locomotiva é uma organização sem fins lucrativos que assiste, por meio do ensino da música no contra turno escolar, crianças e adolescentes preponderantemente da Região do Parque João Ramalho em Santo André e circunvizinhança, local considerado de alta vulnerabilidade social.

O Projeto é aberto a TODOS, independentemente de raça, credo, escolaridade, nacionalidade ou condição social. Atende crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos. Não existem outras restrições. Porém é dada prioridade para pessoas com deficiência, adequando o ensino musical à respectiva necessidade especial.

Nossa Missão

Por meio da capacitação e treinamento musical e da vivência diária, a missão do Projeto Locomotiva consiste em:

  • Fomento à expressão, criação artística e intelectual de crianças e adolescentes
  • Criar e manter a orquestra infanto-juvenil
  • Estimular a execução de melodias simples e apresentações quinzenais, por meio do contato com o instrumento no primeiro dia de aula
  • Realizar eventos musicais gratuitos, promovendo a formação de plateias
  • Contribuir para o aumento de palestras e cursos de cunho social e cultural no país.
  • Promoção de valores universais
  • Capacitar e treinar tecnicamente

Tais valores têm como objetivo despertar talentos e transformar realidades para a vida em família e em sociedade, e consequentemente, também, para o mercado de trabalho.

Nossa História

O Locomotiva surgiu em 2008 após a visita do Maestro Rogério Schuindt ao Projeto El Sistema na Venezuela, criado em 1975. Inspirado por este trabalho, Rogério iniciou o Projeto Locomotiva, baseando-se nos pilares do El Sistema: aulas diárias, gratuitas e apresentações frequentes. De volta ao Brasil, a ideia foi viabilizada por meio de parceria com a iniciativa privada e lançada oficialmente.

Na ocasião, foi realizada divulgação por meio de panfletos distribuídos nas residências do parque João Ramalho, cerca de 2 semanas antes do início das aulas. Logo começaram as procuras pelas aulas de música gratuitas.Com isso, no dia 02 de Setembro de 2008 iniciou-se a primeira aula com 4 professores e 5 alunos. Desde então as aulas acontecem de manhã (das 9 hrs às 11 hrs) e à tarde (das 16 hrs às 18 hrs).

Assim, organizamos a academia de música para crianças e adolescentes da comunidade, com a finalidade de criar uma Orquestra composta pelos próprios alunos.O progresso foi tanto que hoje somos 81 alunos, 9 professores e 3 monitores, formando uma orquestra.

Diretoria

Sergio Schuindt
Diretor Presidente

Contador e advogado tributarista. Atuou por 30 anos em consultoria empresarial, 23 dos quais pela KPMG no Brasil e no exterior. Atualmente se dedica à Associação Locomotiva e é conselheiro fiscal da Ação Missão Esperança (AME) e do Desafio Jovem de Santo André.

Conselho / Board Advisory

Danilo Luiz Santos
Eduardo Matsushita
Marcos Minichilo
Moacyr Piacenti
Toshiharu Fujii
Isaias Sardinha da Silva
Ricardo Toledo Martins
Paula Botelho
Luana Rizzi

Conselho Fiscal

Marcos Vinicius da Silva
Contador e empresário em Santo André.

Eliete Ribeiro
Advogada e sócia da KPMG Brasil.

Roberto Puoço
Advogado e Sócio-Diretor da KPMG Brasil.

    Fazer Doação